segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Trabalho de Ensino a distância - Saúde no Brasil

 T3
Beatriz:
Candiota monta plantão para atender casos de doenças respiratórias

A partir da próxima segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente de Candiota coloca em funcionamento um serviço de plantão para atendimentos de casos de doenças respiratórias que, no inverno, aumentam consideravelmente.
O programa, denominado Inverno Gaúcho, é uma parceria da Prefeitura Municipal com a Secretaria Estadual de Saúde. Através dele, o horário de atendimento na unidade de saúde de Dario Lassance será ampliado, devendo funcionar também das 18h às 22h.
O secretário Ancelmo Camilo explica que a equipe, formada por um médico, um técnico em enfermagem e um motorista, atenderá apenas casos de doenças respiratórias. Também está prevista, de houver necessidade, a distribuição de medicamentos.
De acordo com a enfermeira Áriadne Meira da Costa, o programa atua de forma preventiva. “A idéia é de que, se as infecções respiratórias forem precocemente e adequadamente tratadas, não tenhamos internações, transporte e medicações fora da farmácia básica, principalmente em idosos e crianças, que é a população mais vigiada”, destaca.
Disponível em: http://www.candiota.rs.gov.br/noticias/0558.html

Dario Duarte:

Conceito de:
Saúde - A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sa%C3%BAde

Doença - (do latim dolentia, padecimento) designa em medicina e outras ciências da saúde um distúrbio das funções de um órgão, da psiqué ou do organismo como um todo que está associado a sintomas específicos.[1][2][3] Pode ser causada por fatores externos, como outros organismos.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a

Equilíbrio: Do latim aequilibrĭum, o termo equilíbrio faz referência ao estado de um corpo quando as forças encontradas que actuam no mesmo se compensam e se destroem mutuamente.
Por outro lado, dá-se o nome de equilíbrio à situação em que se encontra um corpo quando, apesar de ter pouca base de sustentação, se consegue manter sem cair.
Disponível em: http://conceito.de/equilibrio

Problema: Um problema é uma determinada questão ou um determinado assunto que requer uma solução. A nível social, trata-se de um assunto particular que, uma vez resolvido, se torna benéfico para a sociedade (por exemplo, conseguir diminuir a taxa de pobreza de um país).
Disponível em: http://conceito.de/problema

Evertom

Candiota atinge 20,9% do público alvo na vacinação contra a gripe
Percentual foi atingido no plantão de sábado

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2012 começou no último sábado, dia 5, e segue até o dia 25 deste mês. No primeiro dia, a Secretaria da Saúde de Candiota registrou o atendimento de 20,9% do público alvo estimado para receber a vacina no município.

De acordo com a enfermeira Ariadne da Costa, 238 vacinas foram aplicadas no plantão do dia 5. A meta municipal é 1.136. “No primeiro dia vacinamos 37 crianças, 150 idosos, 40 trabalhadores de saúde e 13 gestantes”, informou. Segundo ela, para o início da campanha, os números foram satisfatórios. Porém, faz um alerta: “os idosos devem aproveitar esse período para se vacinar. Após a campanha não será mais disponibilizada a mesma vacina para pessoas acima de 60 anos”.

Em Candiota, as aplicações acontecem nas unidades de saúde de Dario Lassance, Vila Residencial, Operária, João Emílio e Seival. O horário de atendimento é das 8h às 14h36, sem intervalo ao meio-dia. No município, a objetivo estimado é vacinar 210 crianças, 713 idosos, 108 trabalhadores de saúde e 105 gestantes.

A Campanha Nacional de Vacinação contempla adultos com 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e menores de dois anos de idade e gestantes em qualquer período da gestação.
Disponível em: http://www.candiota.rs.gov.br/noticias/1848.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário