sábado, 22 de junho de 2013

Produções de Texto - Dissertação


Adolescência e Álcool

Um Novo e Temido Mundo


Hoje virou rotina os jovens beberem, há anos atrás era menos provável, atualmente é muito fácil vermos adolescentes de 13 anos começarem com o consumo de álcool porque acham que assim serão glorificados, ou por aumentar sua autoestima, até por acharem que terão “superpoderes”. É uma atitude imbecil, mas ao mesmo tempo uma forma que aumenta sua popularidade, tendo, então, fatos para relatar para os colegas, amigos ou para os pais. Sim para os pais...
Hoje a sociedade aceita facilmente o fato de um menor começar a beber mais cedo, às vezes até o incentiva, muitas vezes os pais influenciam os filhos(as) a irem a festas com os amigos, sabendo que lá haverá o consumo efetivo do álcool através do comércio, que afinal é muito frágil, frágil por ser cada dia mais fácil, adquirir bebida alcoólica.
Droga! o álcool é uma droga sim, como todas as outras, quando você faz da bebida um uso rotineiro e acaba a usando, como um copo de leite pela manhã ou mesmo como seu café da manhã. É um uso abusivo. E normalmente essa pessoa já é refém da droga.
O álcool é uma substância tóxica, quanto mais ingerida, o jovem faz com que seus efeitos se potencializem, sua audição é severamente diminuída, perde os sentidos, além de causar doenças e inúmeros acidentes.
Sobre os pais, hoje o sistema paterno é mais liberal, se um filho pede a festa de aniversário ou a “junção com a galera” com o uso do álcool, geralmente o pai vai liberar, pelo menos, a maioria deles.
Eu comecei a beber com 15 anos de idade, meus pais não deixavam, mas mesmo assim eu fazia escondido. Vi a hora de parar de esbanjar aos 18 anos, quando literalmente entrei em coma alcoólico, ressaca horrível (risos) lembro até hoje. Ainda bebo, mas agora socialmente.
Muita gente se acha superior pelo fato de achar que está tudo bem passar da conta, duas, três ou quatro vezes, afinal para ele é normal beber uma grande quantidade. Ninguém conhece totalmente o próprio organismo e geralmente muito menos os efeitos efetivos do álcool, portanto, se você não conhece totalmente os riscos, não beba! Afinal nem tudo que é desconhecido é bom! Infelizmente esse é um novo e temido mundo.
Éberton Bandeira

Não abuse do álcool, pois ele poderá abusar de você impiedosamente! 

Beber para alguns é tão bom, mas não pense o mesmo, é muito fácil beber e sair por aí cometendo infrações, burlando leis impostas pelo governo. Pare para pensar  um instante, você nasceu bebendo ?
Pois bem, não discordo dessa lei que não permite fazer o uso do álcool antes da maioridade, porque querendo ou não o álcool tem o poder de transformar a cabeça dos que o usam, pode até ser o refúgio dos problemas, na adolescência o problema é muito grave, pois sem muitos saberem o álcool leva a dependência. 
Bares, baladas, mercados, botecos, mercados, todos vendem bebidas que possuem um teor alto  de álcool, e não importa se você é menor ou maior de idade, o que realmente importa são os lucros para a empresa.
Ninguém esta livre de nada, mas se você trouxer o álcool para perto, no inicio ele será uma boa companhia, só que futuramente irá devastar sua família, não se aproxime desse inimigo por mais que seus melhores amigos o indiquem e/ou peçam para que o use.
Afinal não tem como construir uma família sendo um alcoólatra, só que as pessoas do mundo de hoje, acham tão natural beber desde novo, alguns pais chegam a oferecer a bebida para o filho, sem querer ele não está caindo na real que é o pai que deve dar o exemplo. Amanhã ou depois, tanto faz, mais um alcoólatra colocando em risco a vida de muitos.
O álcool não leva a outras dependências o que faz esse contato direto com as drogas é o estado mental, abalado, talvez por uma perda que lhe afetou um pouco ou casos de família. Digamos que as drogas são um meio de os fazerem sentirem-se livres. Penso assim por muito que eu vejo por ai nas ruas...
Na noite só dá lunático, a Night como todos os jovens chamam é o principal fator para, o tabagismo, bebedeiras entre outras coisas, e não é só nas grandes metrópoles, no interior também é assim só que no interior as coisas são mais calmas, é um paraíso para quem quer deixar de usar drogas.
 Muitas pessoas não dão valor em morar no interior, dizem que não tem nada, que morrem de tédio mas não pensam pelo lado positivo, sem crimes, sem violência, que não há assalto, roubos, tiroteio, etc..
  Só que a questão, meu camarada, é que no interior estamos livres para viver uma vida tranquila sem a maldade que anda rodeando as grandes cidades. Aqui todo mundo se conhece e sabe logo quando há alguém de fora, só que no interior por não ter o que fazer, meninos e meninas se envolvem com bebidas desde cedo, esse é o lado negativo.
É o que todos os jovens usam, pois é fácil de encontrar em qualquer esquina, o preço é muito em conta. 
Fuja desse vicio, pratique exercícios, estude, ocupe a cabeça com coisas saudáveis, pois assim você vai se ver longe desse mal que só nos prejudica dia-a-dia.
Khemps Pasi



 

Um comentário:

  1. Olá! Vocês possuem um email de contato? Gostaria de oportunizar um curso para os alunos. Meu email: aulasdexadrezescolar@gmail.com

    Att

    Weberty

    ResponderExcluir