Desde o ano passado, o grupo de professores da EJA, a equipe diretiva da Escola Neli e representantes da Secretaria de Educação, iniciaram um grande processo de estudos para a implantação de mudanças na EJA. Deixaríamos para trás além de velhos costumes, uma rotina de trabalho com seriação e um trabalho bastante parecido com o que era desenvolvido no Ensino Fundamental Regular, o que desrespeita as características da Educação de Jovens e Adultos, que precisa estar voltada para atender às necessidades do aluno trabalhador.
Desta forma, iniciamos o ano de 2012 com muita expectativa, todo processo de mudança causa algum desconforto, visto que precisamos nos desacomodar. E estamos nos adaptando, embora com algumas dificuldades.
Hoje, não temos mais séries, mas totalidades; sabemos que não conseguiremos bons resultados se o professor trabalhar sozinho, por isso buscamos um trabalho integrado, voltado para os interesses e necessidades dos alunos.
E, como é fundamental que os alunos conheçam e participem de todo este processo de mudança (quando o aluno participa ele se sente parte do processo), iniciamos as aulas de Língua Portuguesa com alguns textos informativos sobre a EJA, a fim de que todos se apropriassem de conceitos que os ajudariam a compreender um pouco mais o porquê de todas as mudanças e também abriria um espaço para que os alunos pudessem se posicionar sobre os textos, sugerindo e falando sobre suas experiências e expectativas.
I- Texto 1:
Educação de jovens e adultos
A educação de jovens e adultos (EJA) é a modalidade de ensino nas etapas dos ensinos fundamental e médio da rede escolar pública brasileira e adotada por algumas redes particulares que recebe os jovens e adultos que não completaram os anos da educação básica em idade apropriada por qualquer motivo (entre os quais é frequente a menção da necessidade de trabalho e participação na renda familiar desde a infância). No início dos anos 90, o segmento da EJA passou a incluir também as classes de alfabetização inicial.
No Brasil, o campo consolidou-se com influência das ideias do educador Paulo Freire e em forte relação com o movimento de educação popular.
O segmento é regulamentado pelo artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da educação (a LDB, ou lei nº 9394 de 20 de Dezembro de 1996).
II- Responde:
1) Segundo o texto, o que é a EJA?
2) Qual a lei que regulamenta a EJA?
3) Por que optaste por esta modalidade de ensino?
4) Há quanto tempo estudas na EJA?
5) Como tu achas que devem ser as aulas na EJA?
6) O que tu esperas deste ano letivo?
III- Texto 2:
A EJA na LDB 9.394/96
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) estabeleceu no capítulo II, seção V a Educação de Jovens e Adultos.
Diz o artigo 37: “A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou oportunidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”.
Ao ser estabelecida na LBD a EJA ganhou força e tornou-se uma política de Estado de modo que hoje o governo brasileiro investe e incentiva essa modalidade educacional como possibilidade de se elevar o índice de ensino da população.
Com isso vemos que além de ser uma política educacional, a EJA é principalmente uma política social. Ela dará condições para que os alunos melhorem suas condições de trabalho, melhorem a sua qualidade de vida e com isso sejam respeitados na sociedade.
Cabe ao governo, de acordo com o parágrafo segundo do artigo 37 da referida lei, estimular o acesso da população a essa modalidade educacional e oferecer condições de funcionamento dignas para que sejam de fato efetivados os seus objetivos que são os de inclusão social e melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional dos educandos.
IV- Responde:
1- O que diz o artigo 37 da LDB sobre a EJA?
2- Por que o governo incentiva esta modalidade de ensino?
3- Quais são os objetivos da EJA?
4- Qual a tua opinião sobre as mudanças na EJA propostas para este ano letivo?
5- Lê este trecho do texto: “Ela (a EJA) dará condições para que os alunos melhorem suas condições de trabalho, melhorem a sua qualidade de vida e com isso sejam respeitados na sociedade”. O que tu esperas que melhore na tua vida a partir da escolha de estares na escola?
6- Usa este espaço para sugerir ou questionar:
As aulas foram muito boas, embora alguns alunos estivessem a recém chegando na escola, muitos participaram ativamente dos espaços de debate promovidos pelos textos em estudo.
Aguardem, ainda tem mais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário