domingo, 27 de maio de 2012

O que os alunos da EJA disseram sobre a GINCANA?

     Conforme já divulgamos amplamente, no final  do mês de março, a EJA da Escola Neli promoveu a 1ª Gincana da EJA, um evento que envolveu toda a comunidade escolar e homenageou o município de Candiota  e a Escola Neli.
     Observem o que os alunos disseram sobre a gincana em trabalho escrito que eles entregaram alguns dias depois:
     O que vocês aprenderam com a gincana?
"Aprendi a respeitar o espaço de cada um e a desenvolver projetos em equipe, respeitando o conceito dos outros, com isto a gente analisa a todos e aprende muito".
Roselaine – Totalidade 3

"Eu aprendi que a união faz a força, aprendi a escutar as ideias dos outros e que nunca é tarde para lutar por nossos objetivos".
Mikael –  Totalidade 3

"Aprendi a trabalhar mais em equipe. É bem interessante participar da história da escola e do município".
Antônio Sérgio - Totalidade 4

" Aprendemos muito sobre Candiota.
Sobre a escola aprendi mais ainda, eu que julgava saber a história da escola, porque comecei a estudar aqui no ano de sua inauguração, pouco sabia sobre a EJA, por isso eu adorei ver os professores falarem sobre como eram as aulas".
Cleusa - Totalidade 4

"Aprendi que nunca devemos desistir de nossos objetivos, por mais difíceis  que sejam. Depois da gincana ficou melhor o convívio dentro da sala".
Khempes -Totalidade 4

"Aprendi que uma gincana é muito importante dentro da escola, para reunir colegas e professores em brincadeiras sadias, onde os alunos aprendem a história do município e da escola".
Adair Domingues - Totalidade 4

"Eu aprendi que Candiota está mudando e a EJA também, para cada vez ficar melhor e dar mais oportunidades para as pessoas que não puderam completar seus estudos".
Débora - Totalidade 6

"A interação da EJA nas comemorações do aniversário de Candiota e do Neli, deu para observar que os alunos se uniram não só para comemorar, mas também foram solidários arrecadando roupas e alimentos para quem precisa. Isso foi ótimo, além de aprender muitas coisas sobre Candiota que eu não sabia".
Direma - Totalidade 6

"Aprendi que é muito bom estar junto com meus colegas, realizando atividades e brincadeiras.
Vi coisas que não sabia que existiam e fotos de Candiota de muitos anos atrás".
Leandro - Totalidade 6

"Aprendi bastantes coisas, eu não sabia as cores do município.
Mas o principal que aprendi foi que em uma gincana, ganhar não é tudo. A gente brinca, a gente aprende, desenvolve a união com o grupo e faz mais amizades. Isso é muito legal".
Lucas Rafael - Totalidade  6

"Sobre Candiota vi várias fotos da época da emancipação, aprendi que o supletivo acontecia em Dario Lassance e que só depois veio para o Neli.
Na trajetória da EJA, várias pessoas ajudaram  a construir esta modalidade de ensino que temos hoje".
Rafael - Totalidade 6

"Aprendi a trabalhar em grupo, percebi que minha cidade evolui a cada  dia, revi professores que lecionaram no Neli e que hoje estão aposentados e vieram prestigiar nossa gincana.
Trabalhar não é esperar recompensa, isso eu também aprendi".
Débora - Totalidade 5

"A gincana foi ótima para todos os participantes, porque trabalhamos todos em união, formamos verdadeiras equipes, trabalhamos sem brigas para obtermos um ótimo resultado.
Tivemos o apoio de várias autoridades, que não nos desapontaram, e foram fundamentais para o sucesso da gincana. Também contamos com o apoio da comunidade na arrecadação de roupas, alimentos não-perecíveis  e calçados.
Foi um ótimo trabalho e acho que todos aprenderam que devemos trabalhar em união, pois juntos venceremos todas as etapas de qualquer gincana.
Na verdade, eu aprendi muito durante esses dias, aprendi mais sobre a Escola Neli e muitas dessas coisas levo para minha vida.
Não basta só aprender novas coisas, elas precisam ter uma função em nossa  vida'.
Flávia - Totalidade 5



 Qual atividade da gincana mais gostaste?
"Trazer professores que atuaram na EJA no passado, achei muito lindo os depoimentos delas.  Aprendemos várias coisas daquele tempo e as dificuldades que enfrentavam alunos e professores há alguns anos atrás.
Rafael - Totalidade 6

"As atividades que mais gostei foram as tarefas surpresas e a mais legal foi a parte de apresentar pessoas que aqui nesta escola fizeram parte da família Neli".
Marcos – Totalidade 3

"Trazer colegas e professores antigos, porque pudemos conhecer como era o trabalho deles quando lecionaram ou estudaram na escola".
Cleusa - Totalidade 4

"Dos cartazes, porque toda a turma estava ajudando".
Carlos Eduardo - Totalidade 6

Usa este espaço para críticas e sugestões:

"Critica não tenho nenhuma, porque criticar é fácil, difícil é parar para planejar tudo o que foi feito por todos que estavam envolvidos. Só tenho a agradecer por todo o tempo da gincana, por tudo o que passamos juntos: professores e alunos".
Alex Fabiano Totalidade 4

"A minha única crítica é quanto àqueles que não participaram e ficaram fazendo zoeira. Eu gostaria de sugerir que da próxima vez que houver, divulguem antes para que os alunos tenham mais tempo para  organizar as equipes.
Também acho necessário um local mais iluminado para a realização das atividades, porque muitas filmagens não se via nada por causa da escuridão".
Cleusa - Totalidade 4

"Não tenho críticas.
A minha sugestão é a seguinte: mais atividades que envolvam todas as turmas, não especificamente gincanas e no final do semestre um baile para os alunos".
Edegar - Totalidade  4

"Não tenho críticas e nem sugestões, estava tudo muito bom, foi muito bom para os alunos porque não ficamos só dentro da sala de aula, nos divertimos e aprendemos bastante, mesmo quem estava apenas assistindo".
Alexandre - Totalidade 4

"Eu  adorei a gincana, adorei a união de colegas, professores nos ajudando, mas eu acho que deveria haver mais participação de todos e mais atividade em grupo, como jogos de futebol e coreografias. Também acho que seria legal que pudéssemos trazer os pais para nos ajudar".
Lucas Rafael - Totalidade 6

"Realmente não tenho críticas. Não é preguiça!
Todos os professores que organizaram a gincana estão de parabéns.
Gostei muito de todas as tarefas, mas a de recolher roupas e alimentos para mim foi a melhor prova, só acho que poderíamos ter mais tempo para arrecadarmos mais e ajudar mais pessoas".
Rafael - Totalidade 6

"Foi muito bom participar e aprender coisas novas. Minha equipe trabalhou unida até o fim.
Fomos vencedores, não porque ganhamos, mas por termos ajudado quem realmente precisava.
Orgulho-me por vencer a 1ª Gincana da EJA. Essa participação pode passar anos, mas nunca vou esquecer".
Débora - Totalidade 5





 

Por que jovens de 15 a 17 anos estão na EJA?

Conheça os motivos que fazem com que adolescentes estudem na Educação de Jovens e Adultos

No meio do caminho havia muitas pedras

A presença de adolescentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Fundamental é preocupante: quase 20% dos matriculados têm de 15 a 17 anos. O número de alunos dessa faixa etária na modalidade não tem sofrido grandes variações nos últimos anos, apesar da queda no total de matrículas (28,6%). Dados da Ação Educativa com base nos Censos Escolares indicam que, em 2004, eram 558 mil estudantes e, em 2010, 565 mil. O cenário tem chamado a atenção dos especialistas da área. Por que esses adolescentes estão frequentando a modalidade, em vez de estar na Educação Básica regular? São vários os motivos. Alguns extrapolam os muros da escola, enquanto outros têm a ver diretamente com a qualidade da Educação, ou seja, envolvem o Ministério da Educação (MEC), Secretarias Municipais e Estaduais, gestores e, é claro, os professores que lecionam na modalidade.
Três grandes questões sociais fazem com que, todos os anos, muita gente desista de estudar ou então deixe a sala de aula temporariamente:
- Vulnerabilidade Muitos estudantes enfrentam problemas como a pobreza extrema, o uso de drogas, a exploração juvenil e a violência. "A instabilidade na vida deles não permite que tenham a Educação como prioridade, o que os leva a abandonar a escola diversas vezes. Quando voltam, anos depois, só resta a EJA", diz Maria Clara Di Pierro, docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).
- Trabalho A necessidade de compor a renda familiar faz com que muitos alunos deixem o Ensino Fundamental regular antes de concluí-lo. O estudo Jovens de 15 a 17 Anos no Ensino Fundamental, publicado este ano na série Cadernos de Reflexões, do MEC, revela que 29% desse público que está matriculado do 1º ao 9º ano já exerce alguma atividade remunerada, sendo que 71% ganham menos de um salário mínimo. A dificuldade de conciliar os estudos com o trabalho faz com que mudar para as turmas da EJA, sobretudo no período noturno, seja a única opção.
- Gravidez precoce A chegada do primeiro filho ainda na adolescência afasta muitos da sala de aula, principalmente as meninas, que param de estudar para cuidar dos bebês e, quando conseguem, retornam à escola tempos depois, para a EJA. Assim, não estudam com colegas bem mais novos e concluem o curso em um tempo menor. Segundo a Fundação Perseu Abramo, 20% dos meninos que largaram os estudos tiveram o primeiro filho antes dos 18 anos. Entre as mulheres, esse percentual é de quase 50%. Dessas, 13% se tornaram mães antes dos 15 anos, 15% aos 16 anos e 19% aos 17 anos.
                Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/jovens-15-17-anos-estao-eja-639052.shtml?page=3             Responde:
1-        Segundo o texto, qual o percentual de adolescentes matriculados na EJA? 
2-        Por que os adolescentes preferem a EJA à Educação Básica Regular? 
3-       Quais são as três grandes questões sociais que fazem com que muita gente desista de estudar? 
4-      Lê este trecho do texto: “A instabilidade na vida deles não permite que tenham a Educação como prioridade, o que os leva a abandonar a escola diversas vezes”. Tu concordas com a citação acima? Justifica.
5-    “A necessidade de compor a renda familiar faz com que muitos alunos deixem o Ensino Fundamental regular antes de concluí-lo”. Dá a tua opinião sobre este trecho do texto: 
6-       Das três questões sociais citadas no texto como as principais causas da população estudar na EJA, qual tu consideras mais grave? Justifica. 
7-      Alguma destas questões te trouxe para a EJA? Por quê? 

        Este texto foi trabalhado com três totalidades da EJA e amplamente discutido. Confiram os depoimentos de alguns alunos sobre a questão 7. 

     "Eu trabalho e preciso  cuidar  dos meus irmãos, também quero recuperar o tempo perdido".
      Flávia Totalidade 5

    "Eu estudo à noite porque preciso trabalhar. Minha mãe sempre se preocupa muito com as contas e como não ganho pensão do meu pai, decidi trabalhar para comprar minhas coisas, pagar minhas contas e ajudar minha mãe".
     Débora  Totalidade 5

   "O que me levou para a EJA foi o trabalho, eu estava precisando de dinheiro e minha família, na época não estava muito bem financeiramente.
     Soraia Totalidade 5

    "O que me levou para a EJA foi a vulnerabilidade e a gravidez precoce. Há uns anos atrás andei me envolvendo com drogas e bebidas e abandonei a  escola com quatorze anos .
    Quando consegui me livrar dessas porcarias acabei engravidando, estudei até o 4º mês de gravidez e abandonei os estudos novamente.
    Hoje meu filho está maior e consegui voltar a estudar. Não pretendo mais abandonar a escola, quero dar uma vida mais estável para meu filho, o contrário do que eu tive.
   Se Deus quiser termino meus estudos, arrumo um bom emprego e terei uma vida melhor.
  Aluna da EJA 

 "Não estudei quando pude, rodei várias vezes e não queria estudar com os menores, eu ficava constrangida. À noite, além de estudar com os adultos, posso trabalhar".
 Aluna da EJA

 "Quando eu era mais novo, precisei parar de estudar para trabalhar, para ajudar em casa, agora na EJA é mais fácil, consigo estudar e trabalhar".
 Antônio Sérgio Totalidade  4

 "Eu parei de estudar quando engravidei do meu 1º filho e agora estou aqui na EJA.
  Janete Totalidade 4









sábado, 26 de maio de 2012

Concurso de Redação

A Prefeitura de Candiota promoveu um concurso de redações sobre Érico Veríssimo na semana anterior e estas garantirão, aos autores, acesso ao set de gravações e pré-estreia do filme O Tempo e o Vento.

A  Prefeitura de Candiota, por meio da Secretaria de Educação, desenvolveu junto às escolas da rede municipal de ensino um concurso de redações sobre Érico Veríssimo. Os melhores textos elaborados garantirão, aos seus autores, o acesso à uma das locações de filmagem do filme O Tempo e o Vento.

Conforme a secretária de Educação de Candiota, Nazionélia Ferreira, o regulamento foi encaminhado às instituições que, por sua vez, já trabalham o tema junto com os alunos. “O prazo para a conclusão e entrega dos textos é dia 23, pela manhã. Os nomes dos vencedores serão divulgados no dia seguinte”, relatou.

Ao todo, serão três trabalhos selecionados. Um de alunos de 7ª a 8ª série, um de estudantes do Ensino Médio, e o terceiro das totalidades finais do Educação de Jovens e Adultos (EJA).O co-produtor do filme, Beto Rodrigues, informa que os autores vencedores poderão acompanhar as filmagens realizadas, até dia 25 em Bagé (data prevista para encerrar as gravações no município), ou na semana seguinte, em Pelotas. “Tenho certeza de que eles terão uma experiência muito valorosa. Eles também terão vaga garantida para acompanhar a pré-estreia do filme, prevista para o ano que vem. Este acompanhamento poderá ser em Bagé ou Pelotas”, destacou.

E realmente foi isto que aconteceu, as vencedoras das redações estiveram presentes no evento do dia 25/05 na Miolo e irão ao set de gravações em Pelotas. Que experiência para estas meninas.

As redações selecionadas foram de Lenize Nibelle Ferreira Borges - 8ª série da
 Escola Seival, Soraia Rijo da totalidade 5 da EJA - Neli Betemps eNatália
 Dal Molim da Escola Jerônimo (Ensino Médio).

Parabéns as meninas!!!




  Soraia Rijo da totalidade 5 da EJA - Neli Betemps

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Redescobrindo a EJA

     Desde o ano passado, o grupo de professores da EJA,  a equipe diretiva da Escola Neli e representantes da Secretaria de Educação, iniciaram um grande processo de estudos para a implantação de mudanças na EJA. Deixaríamos para trás além de velhos costumes, uma rotina de trabalho com seriação e um trabalho bastante parecido com o que era desenvolvido no Ensino Fundamental Regular, o que desrespeita as características da Educação de Jovens e Adultos, que precisa estar voltada para atender às necessidades do aluno trabalhador.
    Desta forma, iniciamos o ano de 2012 com muita expectativa, todo processo de mudança causa algum desconforto, visto que precisamos nos desacomodar. E estamos nos adaptando, embora com algumas dificuldades.
     Hoje, não temos mais séries, mas totalidades; sabemos que não conseguiremos bons resultados se o professor trabalhar sozinho, por isso buscamos um trabalho integrado, voltado para os interesses e necessidades dos alunos.
     E, como é fundamental que os alunos conheçam e participem de todo este processo de mudança (quando o aluno participa ele se sente parte do processo), iniciamos as aulas de Língua Portuguesa com alguns textos informativos sobre a EJA, a fim de que todos se apropriassem de conceitos que os ajudariam a compreender um pouco mais o porquê de todas as mudanças e também abriria um espaço para que os alunos pudessem se posicionar sobre os textos, sugerindo e falando sobre suas experiências e expectativas. 

I- Texto 1:

Educação de jovens e adultos

A educação de jovens e adultos (EJA) é a modalidade de ensino nas etapas dos ensinos fundamental e médio da rede escolar pública brasileira e adotada por algumas redes particulares que recebe os jovens e adultos que não completaram os anos da educação básica em idade apropriada por qualquer motivo (entre os quais é frequente a menção da necessidade de trabalho e participação na renda familiar desde a infância). No início dos anos 90, o segmento da EJA passou a incluir também as classes de alfabetização inicial.
No Brasil, o campo consolidou-se com influência das ideias do educador Paulo Freire e em forte relação com o movimento de educação popular.
O segmento é regulamentado pelo artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da educação (a LDB, ou lei nº 9394 de 20 de Dezembro de 1996).
                                                                                                       http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_de_jovens_e_adultos

II- Responde:
1) Segundo o texto, o que é a EJA? 
2) Qual a lei que regulamenta a EJA? 
3) Por que optaste por esta modalidade de ensino?
4) Há quanto tempo estudas na EJA? 
5) Como tu achas que devem ser as aulas na EJA? 
6) O que tu esperas deste ano letivo? 

III- Texto 2:

A EJA na LDB 9.394/96

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) estabeleceu no capítulo II, seção V a Educação de Jovens e Adultos.
Diz o artigo 37: “A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou oportunidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”.
Ao ser estabelecida na LBD a EJA ganhou força e tornou-se uma política de Estado de modo que hoje o governo brasileiro investe e incentiva essa modalidade educacional como possibilidade de se elevar o índice de ensino da população.
Com isso vemos que além de ser uma política educacional, a EJA é principalmente uma política social. Ela dará condições para que os alunos melhorem suas condições de trabalho, melhorem a sua qualidade de vida e com isso sejam respeitados na sociedade.
Cabe ao governo, de acordo com o parágrafo segundo do artigo 37 da referida lei, estimular o acesso da população a essa modalidade educacional e oferecer condições de funcionamento dignas para que sejam de fato efetivados os seus objetivos que são os de inclusão social e melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional dos educandos.
                                                                                                  http://eja-profcicerobarbosa.blogspot.com/2010/03/eja-na-ldb-939496.html

IV- Responde:
1-      O que diz o artigo 37 da LDB sobre a EJA? 
2-   Por que o governo incentiva esta modalidade de ensino? 
3-   Quais são os objetivos da EJA? 
4-   Qual a tua opinião sobre as mudanças na EJA propostas para este ano letivo? 
5-    Lê este trecho do texto: “Ela (a EJA) dará condições para que os alunos melhorem suas condições de trabalho, melhorem a sua qualidade de vida e com isso sejam respeitados na sociedade”. O que tu esperas que melhore na tua vida a partir da escolha de estares na escola? 
6-      Usa este espaço para sugerir ou questionar: 

           As aulas foram muito boas, embora alguns alunos estivessem a recém chegando na escola, muitos participaram ativamente dos espaços de debate promovidos pelos textos em estudo.
         Aguardem, ainda tem mais...




      
   

Memórias virtuais: construindo a identidade da EJA

     O Blog da EJA da Escola Neli pretende ultrapassar as barreiras do espaço virtual, tornando-se um importante meio para a construção da identidade da EJA no município.
     Neste ano em que a EJA passa por um grande processo de mudanças, é no blog que registramos todos esses momentos: nossas expectativas e vivências, atividades marcantes, trabalhos avaliativos e o dia-a-dia com o projeto UCA, enriquecido com o novo componente curricular “TICs”.
   Através do BLOG construímos nossa identidade. Com as  nossas “memórias” partilhamos e trocamos experiências, vamos nos construindo e nos reconstruindo a cada novo dia,  a cada novo post, a cada novo comentário.
     O BLOG além de ser um importante espaço de divulgação de nossas vivências, permite que nos tornemos agentes da construção dessa identidade da EJA, um espaço de valorização pessoal e do grupo.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Trabalhando com o modo imperativo

Boa noite, alunos da T 5, neste 1º trabalho com os nets, vamos fixar conteúdos para a prova a partir da leitura dos textos abaixo.
Sigam as orientações e bom trabalho!

I- Lê os textos abaixo:
TEXTO 1:
Você está muito a fim de conquistar uma pessoa, mas sente certa insegurança e por isso se retrai? Longe de ser um problema, é quase certo que esteja precisando de alguns conselhos simples para solucionar suas dúvidas.
        Saiba que, com pequenas adaptações, as dicas da arte do xaveco para seduzir e conquistar a pessoa desejada são as mesmas para todos os sexos.
Em muitos casos, a química entre duas pessoas bate de forma tão intensa a partir de um simples olhar que a conquista pode ser consumada sem que nenhuma sílaba seja pronunciada. Entretanto, a admiração por uma pessoa não se restringe apenas aos aspectos físicos, há inúmeros outros fatores que devem ser considerados num processo de sedução.
         Por isso, avalie algumas condutas que, independentemente de seus atributos estéticos e da sua experiência em conquistas amorosas, poderão melhorar seu desempenho.
Conquistar uma pessoa que se deseja é daqueles momentos que podem marcar uma vida toda. Conquistar a pessoa que se ama pode não apenas marcar a vida, mas, também, e, principalmente, mostrar como vale a pena viver.

1- Perambule
Vamos começar pelo princípio. O que você tem feito para se encontrar com as pessoas? Se ficar em casa, esperando que elas entrem pelo telhado e caiam no seu colo, continue sentado, porque de pé só irá se cansar. Você já deve saber que mulheres e homens não caem no colo assim.
Dê um tempo longe das tarefas e divertimentos caseiros. Desligue um pouco o computador, esqueça a televisão, o videogame e outras atividades que o impeçam de circular.
A ordem agora é perambular, sair da inércia, mexer-se. Frequente lugares onde as pessoas estejam, como festas, baladas e bares que combinem com seu estilo.
2- Frequente sua praia
Reflita comigo: se você já está inseguro, será fácil deduzir como irá se sentir transitando por lugares que não conhece ou não o deixem confortável. Se você não tem o hábito de sair, no princípio poderá ficar meio deslocado. Por isso não desista nas primeiras investidas, insista até estar mais familiarizado e à vontade para estreitar os primeiros relacionamentos.
        Uma boa iniciativa é conversar com amigos que estejam acostumados a sair; eles poderão indicar os lugares mais frequentados pelas pessoas do seu círculo social. Assim, você terá com quem conversar e não se sentirá só.
3- Coma pelas bordas
Vá de leve. Nada de investir logo de cara nos aviões, pois esses homens e mulheres são assediados o tempo todo, e escorregam com uma facilidade desconcertante. Para começar, faça amizade com a moçada mais receptiva, aberta, sem nariz empinado ou estrelismo, aqueles que não aspiram passarelas ou capas de revistas.
Com o tempo você, por intermédio dessa turma, poderá se aproximar dos "puros-sangues" e aumentar as chances de conquista. Mas, aí talvez já tenha chegado à conclusão de que as pessoas mais comuns, de maneira geral, embora nem sempre sejam tão bonitas, são mais interessantes. Bem, mas ainda não é o momento de escolher, dê um passo de cada vez.
Eu disse "coma pelas bordas" porque quanto mais sutil, jeitoso e natural você se aproximar de um homem ou de uma mulher, maiores serão suas chances de sucesso.
Se você for mulher, saiba que por mais liberadas que as mulheres estejam, as melhores táticas femininas para se sair bem na conquista são o charme e a insinuação.
Se você for homem, a melhor atitude são os comentários aparentemente despretensiosos sobre a roupa ou observações a respeito do próprio ambiente.
Nos dois casos, não se preocupe em ser criativo, genial ou muito divertido nessa aproximação inicial. O importante é que use uma forma interessante e espontânea para começar a conversa.
4- Cuide bem do visual
Eu disse cuide. Não sugeri que exagerasse. Não me vá aparecer na balada, por exemplo, com aquela roupinha conservadora de ir à missa aos domingos, nem com o mais avançado modelito do último desfile de Milão e muito menos ainda com aquele trapo confortável que talvez use para lavar o carro ou limpar as janelas no sábado à tarde. Vista-se com bom gosto e elegância. Esse é um item que não pode ser negligenciado.
Se tiver dúvida ou não souber como agir, consulte um bom livro sobre o assunto. Você ficará surpreso com o que poderá fazer com as roupas que já possui, ou com aquelas que terá condições de comprar sem gastar muito.
Uma roupa bonita, com bom corte, poderá melhorar sua auto-estima e torná-lo mais confiante para conversar e se relacionar com as pessoas.
5- Esteja antenado
Uma boa conversa é fundamental. Sem papo de qualidade, a conquista amorosa pode não dar liga. Por isso, você precisa ter assunto para conversar. E um estoque bem variado para não patinar com aquela ladainha que sempre vai e retorna ao mesmo ponto.
Mantenha-se atualizado com o noticiário, leia jornais, revistas, bons livros, notícias na Internet e ouça a programação de rádio. Dê preferência aos assuntos ligados a cinema, música, turismo e literatura, porque são os temas que mais agradam.
Embora um papo intelectual possa ser bastante apropriado para alguns homens e mulheres, salvo exceções, o momento da conquista nem sempre é o mais adequado para esse falatório empolado. Deixe Sócrates e a arte etrusca para outra oportunidade.
Ser jeitoso para dançar também ajuda. Se não souber, inscreva-se o mais rápido possível num curso intensivo de dança e ponha a cintura para requebrar. Sem contar que nesses cursos já terá boas chances de treinar suas investidas.
De nada adiantará, entretanto, estar municiado com esse arsenal todo se não tomar a iniciativa de conversar. Encha o peito e tenha um pouco de ousadia.
Aproxime-se conversando naturalmente, sem demonstrar que está preparando o bote. No meio do papo as coisas vão se ajeitando. E mais, se a pessoa ficar resistente, será simples encerrar ou dar outro rumo à conversa.
6- Modere a língua
Quem fala demais corre o risco de se tornar um chato insuportável. Se a outra pessoa estiver falando, fique na sua e não interrompa. Deixe-a concluir o que está dizendo e limite-se a fazer perguntas que a estimulem a falar e demonstrem seu interesse pelo assunto que ela desenvolve.
Se, por exemplo, o assunto for viagens, faça o possível para contar apenas um detalhe da sua viagem mais interessante e dê chance para que ela fale como foi a dela. Pode ter certeza de que assim tornará a conversa mais atraente e estimulante.
7- Saiba ouvir
Insisto. Preste atenção no que a outra pessoa estiver falando e faça perguntas que demonstrem sua inteligência e ressaltem sua presença de espírito.
O processo de conquista de um homem ou de uma mulher inclui o interesse por tudo o que a pessoa diz. Se ela tiver o desejo de contar uma história da vida dela para você, pode ser um excelente sinal de que começa a ficar interessada. Por isso, não vá estragar esse momento abrindo a boca fora de hora.
8- Conte histórias
Quase todas as pessoas gostam de ouvir uma história interessante e curtinha de vez em quando. Sentiu? De vez em quando, nada de se transformar num contador de histórias. Ninguém aguenta uma pessoa que não saiba colocar ponto final na hora certa. Por melhor que seja a história, se for longa, resista, não conte.
O melhor laboratório para testar suas histórias e tiradas espirituosas é em casa ou com os amigos. Fique atento, pois se nem com eles funcionar, tenha certeza de que com a pessoa que você deseja conquistar será ainda pior.
9- Seja bem-humorado
Tenha bom-humor, mas não fique com palhaçada. Muito menos caia na vulgaridade. Se você evitar os trocadilhos grosseiros e aprender a aproveitar bem as informações da própria circunstância para torná-las engraçadas, sempre terá alguém querendo ficar do seu lado para conversar.
10- Não se leve muito a sério
Quer conquistar? Então aprenda a fazer autogozação, brincar com seus defeitos e a rir das próprias gafes. Tudo sem exagero, claro. Você se tornará uma pessoa muito mais simpática e todos terão prazer em estar na sua companhia.
Atenção: Não se esqueça de elogiar com sinceridade.
Este é o início e o ponto final do processo de conquista, o elogio. Entretanto, todos os elogios que fizer precisam ser e parecer sinceros. Se você não puder encontrar uma qualidade verdadeira que deva ser elogiada, provavelmente essa pessoa não mereça ser conquistada.
Fique bastante atento a essa peculiaridade da arte do xaveco, pois se a pessoa perceber que o seu elogio é vazio e se baseia apenas na demagogia, ficará resistente e dificilmente irá confiar em você.

            Boa sorte. Que você consiga conquistar uma pessoa que lhe dê muita felicidade!

Obs.: Embora alguns dicionários definam as gírias "xaveco" e "xavecar" como tratantice, patifaria, velhacada, chantagear, trapacear, o sentido empregado neste texto, conforme você deve ter notado, é conversa e conquista, adotado popularmente.




Texto 2

DIA DOS NAMORADOS
Dicas para curtir essa data pra lá de especial!
Gatíssima!
Comece pela preparação do grande dia! Cuide do visual: faça as unhas, escolha com carinho a roupa que vai usar (uma que fique bem em você sem exageros de produção) para estar linda na hora de encontrar o gato.
Seja criativa!
Prepare um presentinho divertido, sem gastar muito. Uma ideia é montar um livrinho (estilo diário) contando a história de vocês (como se conheceram etc.). Cole fotos, recortes de revistas, enfim, abuse da criatividade. Também vale montar uma cestinha de bombons ou docinhos feitos por você mesma.
Curta!
Passem horas revendo fotos dos bons momentos que já viveram ou fazendo planos para o futuro. O importante mesmo é ficar bem juntinho do gato.
A dois!
Chame-o para assistir a um filme romântico na sua casa, com direito a pipoca e muita troca de carinho.
Aproveite!
Vá passear com o fofo! Caminhem, andem de bicicleta, apreciem a paisagem, parem no caminho para tomar um sorvete, “refri” ou chocolate quente.
Diminua a distância!
Se não vai dar para encontrar seu amor nesse dia, não fique triste. Telefone, escreva e-mail ou MSN. Com a saudade aumentando, o próximo encontro vai ser ainda mais especial!
Declare-se!
E, claro, diga “eu te amo” milhões de vezes! O importante é transmitir o seu carinho!
                                          (Revista Astral dia a dia, nº 20 – Junho, 2009)

          Após a leitura dos textos, responde às seguintes questões:
II- Responde:
Sobre o texto 1:
a) Sobre o que trata o texto?
b) A quem se destina o texto?
c) Quais são as dicas apresentadas no texto?
d) Resume, em poucas palavras, cada uma das dicas.
e) Pelo contexto, o que significa a expressão “coma pelas bordas”?
f) Observe:
1- Perambule
2- Frequente sua praia            
3- Coma pelas bordas             
4- Cuide bem do visual
5-  Esteja antenado                 
6- Modere a língua
7- Saiba ouvir
8- Conte histórias
9- Seja bem-humorado
10- Não se leve muito a sério


Ø  As palavras em destaque no quadro acima são verbos.
Ø  O que elas expressam?
 (   ) certeza     (   ) dúvida      (   ) possibilidade       (   ) ordem/pedido/conselho
g) Após a leitura do texto, verifica se as afirmativas abaixo são verdadeiras (marca V para verdadeiro) ou falsas  (marca F para falso). Corrige as falsas usando trechos do texto.
(  ) É bom começar saindo para lugares a que esteja mais acostumado para, aos poucos, perder a insegurança e então conhecer lugares novos.
(  ) É bom não falar demais.
(  ) É melhor investir aos poucos, de leve. Um passo de cada vez.
(  ) O visual não tem importância nenhuma para a paquera. Não é necessário se cuidar.
(  ) Devemos ser rigorosos na conquista.
(  ) Ficar contando histórias é desfavorável na conquista.
(  ) É desnecessário ouvir o outro. Quanto mais você falar de você mesmo, mais ele se interessará.
(  ) O ideal é ficar sentado em casa esperando que o amor bata a nossa porta.
(  ) O bom humor é fundamental; mas um humor saudável, sem palhaçadas.
(  ) Uma conversa de qualidade não tem importância, só a aparência.


 Sobre o texto 2, responda:
a) Qual é o assunto do texto?
b) A quem se destina o texto?
c) Resuma, em uma frase, as dicas apresentadas no texto.
d) Observe:
1. “Prepare um presentinho divertido (...)”.
2. “Passem horas revendo fotos (...)”.
3. “Chame-o para assistir a um filme romântico (...)”.
4. “Vá passear com o fofo.”.
5. “(...) não fique triste. Telefone, escreva e-mail ou MSN.”.
6. “(...) diga eu te amo milhões de vezes”.
Alguns verbos que compõem estas orações apresentam um sentido de sugestão/ordem/pedido. Circule-os.
e) O que há de comum entre os textos 1 e 2:
           - no que diz respeito à temática?
           - sobre a intenção comunicativa?
                                                                   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13682

III-             Marca a resposta certa:
1-      Comece pela preparação do grande dia”. A forma verbal em destaque está no:
a) indicativo – 2ª pessoa do singular                          c) imperativo – 2ª pessoa do singular
b) subjuntivo – 3ª pessoa do singular                       d) imperativo – 3ª pessoa do singular

2-      “... o próximo encontro vai ser ainda mais especial...” A palavra em destaque leva acento porque:
a) é oxítona terminada em “e”                                    c) é paroxítona terminada em “e”
b) é proparoxítona                                                       d) possui hiato tônico

3-      Assinala a alternativa que contém a palavra do texto que leva acento pelo mesmo motivo que “romântico” “Chame-o para assistir a um filme romântico na sua casa”:
a) próximo                       b) também                        c) você                               d) é

4-      Passem horas revendo fotos dos bons momentos que já viveram...” A forma verbal em destaque está no:
a) indicativo – 3ª pessoa do plural                               c) imperativo – 3ª pessoa do singular
b) subjuntivo – 3ª pessoa do singular                        d) imperativo – 3ª pessoa do plural


IV-             Retira dos textos:
a)      Uma frase com verbo no indicativo:
b)      Uma frase com verbo no subjuntivo:
c)      Uma frase com verbo no imperativo afirmativo:
d)      Uma frase com verbo no imperativo negativo:

           Enviem o trabalho para soniamprofe@gmail.com ou entreguem até 21/05/2012

domingo, 13 de maio de 2012

Aulas de TICs

Um pouco das aulas de TICs - Tecnologia da Informação e Comunicação - disciplina nova do currículo escolar da EJA. As aulas estão sendo ministradas pelo professor Paulo Rios, uma hora aula semanal.