terça-feira, 6 de maio de 2014

PROFESSORES E ALUNOS DE CANDIOTA PARTICIPAM DE SEMINÁRIO NACIONAL EM PASSO FUNDO

 
O município de Candiota esteve participando na última semana do 3º Seminário Nacional de Inclusão Digital – SENID, realizado em Passo Fundo. O evento teve como tema “Educação em tempos de conexão, abundância e compartilhamento”.
A temática se justifica pela observação de que a Educação, inserida em um contexto de conexão e de espaços digitais poderosos de autoria, deve mudar, apropriando-se das tecnologias de inclusão digital de forma inovadora, inusitada, revolucionária e criativa.
Com uma programação variada, o SENID contou com apresentação de artigos, painéis e oficinas voltadas à aplicação e utilização de tecnologias na educação. Além disso ainda foram realizadas conferências com palestrantes de nível nacional e internacional, como o professor José Pacheco da Universidade do Porto em Portugal, que falou sobre a sua experiência de idealização da Escola da Ponte em Portugal que é referência mundial.
Apresentação de Trabalho
Durante o evento, professores e alunos apresentaram trabalhos realizados no município com a utilização de tecnologias através do projeto edUCAndo. A Secretária de Educação do Município, Nazionélia Ferreira e o Técnico em Informática da Secretaria, Pablo de Andrades Lima, apresentaram o Painel “Formação continuada para professores hackers – Um modelo possível”, que trata do processo de formação continuada em tecnologia realizada com professores do município.
As professoras Amirtis Rezende de Oliveira, Eliziane Cunha e Sônia Adriana Moreira Marques, apresentaram o painel “Reveja o Mito da Caverna”, realizado com alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Neli Betemps que produziram curtas-metragem.
Foi apresentado ainda pelos professores Luiz Augusto Zborowski e Angelita Passos Simoni o trabalho “Uso Multidisciplinar do Geogebra na Educação de Jovens e Adultos” com foco na utilização do software educacional Geogebra nas aulas de matemática e ciências.
Os alunos da Escola Jerônimo Mércio da Silveira, Anderson Grapiglia, Alex Alves Branco e Thais Machado, acompanhados da Professora Sônia Marques, apresentaram sua experiência na programação de computadores através do painel “Scratch: Revolucionando as aulas no Ensino Médio Politécnico”. Após apresentação os alunos foram convidados para expor novamente a experiência em outro espaço no evento com alunos e professores da Universidade de Passo Fundo denominado Scratchday.
Futuro de muito trabalho
Presentes no evento as diretoras da Escola Municipal Neli Betemps e Santa Izabel, Lia Beck e Adriane Wollmann respectivamente, comemoraram a participação no evento e já planejam aplicação de diversas ações nas escolas do município, onde já está prevista uma reunião no dia 14 de maio com o grupo de participantes no evento, o Grupo de Estudos de Aplicação de Tecnologias na Educação e a Secretaria de Educação para montar o plano de ações para 2014.
A Secretária de Educação Nazionélia Ferreira ressalta a parceria entre o Estado e Município na realização de projetos como este de participação no SENID. “Através do diálogo formam-se parcerias que possibilitam grandes resultados como oportunizar aos alunos do ensino médio de escolas do estado, oriundos do ensino fundamental do município, apresentar suas belas práticas realizadas em Candiota”, falou a secretária.
Ainda durante o evento, o prefeito Luiz Carlos Folador manteve contato com os participantes do evento através das redes sociais e do telefone enaltecendo o trabalho dos professores no município e vislumbrando um futuro promissor na área tecnológica. “Temos excelentes trabalhos realizados em Candiota graças a dedicação e empenho de todos os professores e funcionários das escolas no município e com isso um planejamento de tornar Candiota uma referência em novas tecnologias através de parcerias com escolas do Estado, Unipampa e Serpro”,
Ainda esta semana o município deve participar com professores e alunos do Fórum Internacional do Software Livre que acontece em Porto Alegre de 7 a 10 de maio para reforçar a parceria entre município, Unipampa e Serpro na realização de projetos de robótica nas Escolas Neli Betemps, Santa Izabel e Jerônimo Mércio.